Inbox Comunicação

Notícias

8.º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos e Componentes

 
Evento tem como objetivo oferecer soluções para a indústria e o comércio, apresentando produtos e serviços que compõem todos os setores da cadeia produtiva de um veículo elétrico, além de suas inovações
 
O retrato atual dos veículos elétricos no mundo, as perspectivas para as tecnologias de acumulação, as perspectivas dos fabricantes para a aplicação de veículos elétricos no mercado latino-americano, a rede elétrica, o uso de veículos elétricos em logística, em transporte urbano de cargas e passageiros, o etanol como opção de veículo híbrido, o setor na perspectiva do governo brasileiro, enfim, os problemas e desafios para o desenvolvimento do setor de veículos elétricos na América Latina serão os principais temas tratados na 8.ª edição do Congresso Latino-Americano de Veículos Elétricos.
Em formato de feira, a edição de 2012 pretende atender às necessidades do público latino-americano que acompanha e tem interesse no tema, envolvendo representantes de diversos setores da sociedade. Por se destacar dentro da região como uma grande fonte geradora, além de consumidor de energia elétrica, o Brasil é um dos grandes responsáveis pelo crescimento da discussão sobre o uso de energia elétrica em veículos na América Latina.
No último ano, observou-se um grande aumento do interesse pelo tema por aqui, quando fabricantes como Renault, Nissan e a Mitsubishi apresentaram ao mercado brasileiro seus veículos elétricos a bateria que prometem comercializar no Brasil tão logo a política fiscal incentive este tipo de veículo. Em São Paulo, a Nissan e a prefeitura do município iniciaram um projeto-piloto com táxis elétricos. Veículos elétricos híbridos (ou seja, veículos elétricos com um gerador a bordo) já são vendidos desde o ano passado pela FORD e Mercedes e a Toyota anuncia que vai começar as vendas do Prius, o híbrido mais vendido no mundo (há mais de 3 milhões circulando), até o final do ano. A FIAT continua a apoiar a Itaipu binacional no desenvolvimento de carro de passageiros. Cresceu também o interesse pelos ônibus elétricos; embora já fabricados há vários anos no Brasil (ELETRA e Tutto Trasportti), a proximidade dos eventos esportivos começou a despertar o interesse dos fabricantes internacionais com a presença da VOLVO e da BYD que estão demonstrando seus produtos. Nota-se, além disso, um crescimento no número de veículos de duas rodas circulando nas cidades e um grande interesse dos fabricantes dos componentes típicos destes veículos, tais como baterias, motores/geradores e sistemas de controle. “Essas foram as principais razões pelas quais o INEE decidiu ampliar a área de exposição que, em anos anteriores, tinha um menor porte”, afirma Jayme Buarque de Hollanda, diretor-geral do Instituto Nacional de Eficiência Energética – INEE, órgão responsável pela criação do evento.
Para o executivo e especialista, além de criar maior notoriedade, a feira conseguirá mostrar melhor o atual momento do setor. “Três milhões de veículos leves elétricos deverão circular pelo mundo em 2020. Já em 2025, serão 10 milhões, e chegarão a 19 milhões de unidades em 2030”, informa Jayme Buarque de Hollanda. Os números fazem parte de um estudo da Associação Brasileira de Veículos Elétricos – ABVE.
O 8.º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos e Componentes será realizado pela MES Eventos, com promoção e organização da Mastran Business Fairs e o apoio da Associação Brasileira de Veículos Elétricos e da Prefeitura Municipal de São Paulo.
O evento acontecerá simultâneo a ECO Business – 5.ª Feira e Congresso Internacionais que aliam discussões sobre o perfil do novo consumidor, as inovações tecnológicas para tornar as empresas sustentáveis e as tendências que viabilizam formas em que as cidades sejam mais inteligentes. De 14 a 16 de agosto no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
O credenciamento dos jornalistas já pode ser feito pelo site do evento: www.velatinoamericano.com.br
SOBRE O INEE – www.inee.org.br
O INEE é uma organização não governamental sem fins lucrativos. Com o objetivo de promover o aumento da eficiência na transformação e na utilização de todas as modalidades de energia em benefício da economia, do meio ambiente e da maior segurança quanto ao acesso à energia e bem-estar da sociedade. O INEE constitui um fórum para comunicação entre entidades-chave envolvidas na otimização do uso da energia e procura conscientizar a sociedade. O INEE atua para reduzir as imperfeições do mercado, melhorar o grau de informação sobre a eficiência e apoiar a criação de legislação, normas e regulamentos por meio da promoção de programas, projetos e eventos.
SOBRE A MASTRAN BUSINESS FAIRS –www.mastranfairs.com
A Mastran Business Fairs é uma empresa de consultoria, planejamento e promoção de Feiras de Negócios e Congressos, que atua em diversos setores da economia. Além de estar presente no mercado nacional, a Mastran desenvolve adaptação de feiras internacionais para o mercado brasileiro e latino-americano, criando parcerias estratégicas internacionais de longo prazo. A empresa é dirigida por Marco Antonio Mastrandonakis, vice-presidente do Conselho de Administração da UBRAFE – Associação Brasileira dos Promotores de Feiras e Eventos.
SOBRE A MES – www.meseventos.com.br
Com uma proposta inovadora, a MES Eventos planeja, cria, produz e viabiliza eventos que têm foco no desenvolvimento sustentável e ações sociais que ajudam a disseminar a cultura da sustentabilidade no mundo corporativo. Com mais de 15 anos de experiência na área, a empresa tem como diretor presidente, o executivo Ricardo Guggisberg, empresário que gerenciou grandes eventos como a Expo Celular e que idealizou a ECO Business.
SERVIÇO:
VE – Veículo Elétrico Latino-Americano
Data: 14 a 16 de agosto de 2012
Horário: das 10 às 20 h
Centro de Convenções Imigrantes
Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 1,5
Informações para imprensa
Inbox Comunicação – Fones: (11) 3371-0900
Fernanda Lage
Celular: (11) 7693-1310
Antonio Luiz Garcez
Celular: (11) 91843631

Posted in: Uncategorized

Leave a Comment: (0) →